Os colaboradores do Hospital Regional de Sorriso devem participar nesta quinta-feira, dia 05, do módulo de orientações sobre traumatismo crânio encefálico (TCE). A palestra integra o programa de Educação Continuada do Centro de Terapia Intensiva (CTI), do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH).
Dentre os palestrantes do encontro está o neurocirurgião Romero de Castro, que atende na unidade hospitalar. Os temas a serem discutidos no evento abordam situações que são vivenciadas diariamente pela equipe de profissionais. “Vamos falar sobre as causas do traumatismo craniano, fisiopatologias, etiologia, mecanismos. Também teremos enfermeiros e fisioterapeutas destacando a importância dos cuidados multiprofissionais para estes pacientes. Tudo isso, melhora os índices de sobrevivência e diminuem sequelas”, complementa o especialista.
Atualmente, em até 50% dos óbitos relacionados aos politraumas, as vítimas sofreram lesões graves no cérebro. Os pacientes geralmente são vítimas de acidentes de trânsito, quedas de altura e vítimas da violência, muito presentes na nossa sociedade.
“Pelo fato do traumatismo craniano ser comum em unidades de atendimento médico, é importante que todos participem do encontro, pois assim, os colaboradores vão conseguir falar a mesma ‘linguagem’. No evento, nós queremos repassar os cuidados específicos que devemos ter com estes pacientes, que são prioritários. Exames, transportes, diagnósticos eficientes são fundamentais para a recuperação destas pessoas”, conclui o neurocirurgião Romero de Castro.
O módulo de orientações sobre trauma crânio encefálico (TCE) está marcado para quinta-feira, dia 5, às 19 horas, na sala de reuniões do Hospital Regional de Sorriso.
Fotos: Assessoria de Imprensa HRS/INDSH
Assessoria de Imprensa
Carla Pianesso (66) 9985-0377
Aline Dessbesell (66) 9627-8704
Fone: (66) 3545-6100
Ramal 6159