Os moradores de Tapurah e região podem se preparar para mais uma campanha de doação de sangue. Neste sábado, dia 29, a equipe da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) do Hospital Regional de Sorriso, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), vai até o município vizinho e dará a largada das campanhas itinerantes.
Os trabalhos em Tapurah serão concentrados no posto de saúde na região central, conhecido como PSF 1. A coleta vai acontecer o dia todo, das 8 horas até às 16 horas.
A expectativa, conforme a coordenadora da UCT, Adriane Spezia, é coletar mais de 70 bolsas de sangue. “Nós escolhemos Tapurah porque a própria Secretaria de Saúde do município nos convidou para promover a campanha. E é sempre muito gratificante chegar até estas cidades e ser recebida pelos doadores que nos esperam ansiosos”, comenta Adriane.
Desde 2007 que a equipe da UCT do Hospital Regional de Sorriso vai até Tapurah. Na última campanha foram coletadas mais de 80 bolsas. Mas o volume de pessoas que participa da ação solidária é sempre maior.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica de Tapurah, Liege Martins Pazinato, a previsão é reunir mais de 100 doadores. “Sempre nos deparamos com moradores perguntando quando será a próxima campanha de doação de sangue, há sempre muitos interessados em participar da ação, mas, infelizmente nem todos conseguem doar, porque existe uma triagem específica antes do procedimento”.
Assim como em várias cidades da região, o Hospital Regional de Sorriso é referência de Tapurah quando o assunto é saúde. A campanha deste sábado vai abrir o calendário de doações de sangue itinerantes promovida pela UCT em parceria com as prefeituras.
DOAÇÃO
Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. É preciso apresentar documento com foto.
Assessoria de Imprensa
Carla Pianesso (66) 9985-0377
Aline Dessbesell (66) 9627-8704
Fone: (66) 3545-6100
Ramal 6159
Tapurah recebe equipe da UCT do Hospital Regional de Sorriso neste sábado.
