Mato Grosso registrou só neste ano 27 casos, sendo cinco positivos, da gripe H1N1. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, nenhum destes pacientes contaminados pelo vírus da Influenza “A” foi a óbito.
Porém, cuidado nunca é demais e uma simples ação pode reduzir significativamente os riscos de contágio com a gripe, que é a lavagem de mãos. Conforme a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção, Camila Fortes Correa, do Hospital Regional de Sorriso, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), higienizar as mãos evita uma série de contaminações.
“O simples hábito de lavar as nossas mãos frequentemente com água e sabão consegue retirar todas as bactérias e vírus que estão na superfície. Isso evita o risco de sermos contaminados, pois diariamente convivemos com os microorganismos – vírus, bactérias, como, por exemplo, quando pegamos em notas de dinheiro, maçanetas, carrinhos de supermercados, entre outros”.
No caso da gripe H1N1 é importante lavar as mãos antes de se alimentar, antes de tocar nos olhos, nariz ou boca e logo depois de tossir ou espirrar e de usar o banheiro. Além da gripe, outras doenças como diarreia, hepatite e infecções intestinais podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos.
No entanto, este simples processo de lavar as mãos ainda é pouco utilizado, tanto no ambiente doméstico, quanto no trabalho. De acordo com Camila Fortes Correa, a ação sofre picos que variam conforme a propagação das doenças. “Logo quando registramos uma pandemia da gripe ‘A’, em 2009, os níveis de lavagens de mãos aumentaram consideravelmente. Mas assim que a doença foi controlada, infelizmente a lavagem de mãos começou a ser menos inserida na rotina dos brasileiros”, lamenta.
Outro produto que pode ajudar na higienização das mãos é o álcool em gel. “Enquanto a água corrente com sabão retira os vírus e bactérias, o álcool em gel ajuda a eliminar os microorganismos que ainda persistem nas mãos”, destaca coordenadora do Serviço de Controle de Infecção, do Hospital Regional de Sorriso, Camila Fortes Correa.
O coordenador de enfermagem das Unidades de Terapias Intensivas do Hospital Regional de Sorriso, Roberson Félix Oliveira, relata que a lavagem de mãos é muito difundida na unidade de saúde, principalmente no tratamento aos pacientes internados nas UTIS, em isolamento e durante um processo cirúrgico. “Não adianta investirmos altos valores com medicamentos, equipamentos, insumos, se os profissionais não realizam o primeiro e importante processo: a lavagem das mãos. E isso vale para toda população, pois quando a lavagem das mãos é realizada adequadamente, ela garante um grande efeito preventivo de doenças”, finaliza o enfermeiro, Roberson Félix Oliveira.
Assessoria de Imprensa
Carla Pianesso (66) 9985-0377
Aline Dessbesell (66) 9627-8704
Fone: (66) 3545-6100
Ramal 6159
Profissionais do Hospital Regional de Sorriso orientam sobre lavagem de mãos.
APRENDA A LAVAR AS MÃOS CORRETAMENTE:
- Use água corrente, sabonete ou sabão;
- Lave bem as palmas das mãos, a parte de cima entre os dedos, debaixo das unhas e os pulsos;
- Enxágue até eliminar toda a espuma;
- Seque bem com toalha limpa ou papel toalha.
