top of page

   Com a finalidade de reforçar as técnicas de higienização das mãos, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do Hospital Regional de Sorriso, promove um ciclo de capacitações itinerantes nos diversos setores da unidade.

 

   Nesse primeiro módulo, que vai até o fim de outubro, o foco é apresentar as melhores técnicas de limpeza das mãos através do uso de água corrente e sabão e/ou álcool em gel.

 

   A coordenadora da CCIH e enfermeira, Aline Gwozdz, explica que ambas técnicas reduzem a transmissão de microorganismos. Elas devem ser utilizadas principalmente pelos profissionais de saúde que tem contato com pacientes do hospital.

 

   “Nós estamos percorrendo os setores e questionamos aos colaboradores qual a melhor maneira para evitar as infecções hospitalares. Em seguida apresentamos a higienização das mãos por meio de água e sabão ou álcool em gel. É uma capacitação rápida, até mesmo para não comprometer o trabalho de todos”.

 

   Na palestra, os profissionais da saúde também recebem a orientação de não utilizarem, durante a execução dos trabalhos, anéis, relógios e outras joias nas mãos e nos pulsos. “Muitas vezes os microorganismos estão escondidos nestes adornos, o que impede uma higienização completa”, comenta Aline.

 

   Até agora, cerca de 250 colaboradores já passaram pela capacitação. O programa inclui três módulos. No segundo o foco principal é apresentar as medidas de precaução e isolamento de pacientes. Já no último módulo o tema é “O homem e os micróbios”.

 

  Além de atualizar as técnicas de trabalho orientadas pelo Ministério da Saúde, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) quer abrir os canais de comunicação entre profissionais de cada setor.

 

Fotos: Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Carla Pianesso (66) 9985-0377

Aline Dessbesell (66) 9627-8704

Fone: (66) 3545-6100

Ramal 6159

Profissionais de saúde recebem capacitação

sobre higienização das mãos

bottom of page