Hoje, dia 1° de agosto, é comemorado o Dia Mundial da Amamentação. Uma ação que garante o alimento completo ao filho e aproxima mãe e o bebê. A moradora de Tapurha, Angela Rosa Fonseca, se sente honrada em poder oferecer ao recém nascido João Miguel, o leite materno. “É uma sensação maravilhosa. João é meu segundo filho, Mariana, a minha filha mais velha, eu amamentei até os dois anos de idade”, disse a paciente do Hospital Regional de Sorriso, que deu a luz hoje ao pequeno João.
A enfermeira da Clínica de Ginecologia e Obstetrícia, Keila Tonini Loebli, destaca que o leite materno possui componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças. “Nenhum outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano. Por isso, é importante que o bebê se alimente apenas com o leite materno até os seis meses de idade. Aqui no hospital, nós orientamos as mães sobre a importância deste ano. Repassamos a elas técnicas que auxiliam esse ato de carinho entre os dois”.
A técnica em enfermagem do setor, Izelde Martins, conta que o ideal é amamentar o filho até os dois anos de idade. “Algumas mães, logo após a dar a luz aos filhos, não têm leite materno o suficiente. Nestes casos, é preciso seguir algumas orientações médicas. Mas nós, da equipe de enfermagem, repassamos as mães algumas técnicas. É importante deixar o bebê sugar o máximo possível, além de massagear a mama”.
É através da amamentação, que a mãe fornece ao filho componentes protetores, através da placenta e do seu leite, enquanto o sistema de defesa do bebê amadurece. “É maravilhoso auxiliar uma mãe em um momento tão importante para ela e o filho”, comenta a técnica de enfermagem, Izelde Martins, que trabalha há cinco anos no setor.
Em média, nascem por dia sete bebês na Clínica de Ginecologia e Obstetrícia, do Hospital Regional de Sorriso. Neste ano, segundo dados do setor, mais de mil mamães deram a luz na unidade de referência da região Médio Norte.
Fotos: Assessoria de Imprensa HRS/INDSH
Assessoria de Imprensa
Carla Pianesso (66) 9985-0377
Aline Dessbesell (66) 9627-8704
Fone: (66) 3545-6100
Ramal 6159
No dia Mundial da Amamentação, equipe do Hospital Regional de Sorriso recomenda aleitamento até os dois anos de idade
