Hoje, dia 14 de agosto, é celebrado do Dia do Cardiologista, um profissional extremamente necessário para cuidar da saúde de nossos corações. Dentre as funções do especialista está o diagnóstico e o tratamento de doenças e disfunções relacionadas ao sistema cardiovascular, ou seja, com o coração e a circulação sanguínea, e até da cirurgia cardiovascular.
Conforme o médico cardiologista do Hospital Regional de Sorriso, Dr. José Caraffini, as principais doenças que hoje atingem o coração são hipertensão, colesterol, hipertireoidismo, além de fatores de risco como sedentarismo, obesidade, estresse, tabagismo, álcool e outras drogas.
Para se ter um coração saudável, segundo o especialista, é preciso praticar exercícios físicos diariamente, apostar em uma alimentação saudável, sem exageros, e sempre que possível procurar um cardiologista. “Hoje não existe mais idade para desenvolver doenças do coração. Cada vez pessoas mais jovens apresentam complicações, ou até mesmo recém nascidos já nascem com algumas disfunções. Em casos de históricos na família ou quando a pessoa apresenta fatores de risco, é preciso ir o quanto antes a um médico cardiologista para verificar como anda a saúde do coração”.
De acordo com o Dr. José Caraffini, na maioria dos casos, os pacientes só procuram um cardiologista quando sentem dor, ou quando já possuem alguma doença em estado adiantado, o que dificulta no tratamento. “Para quem é hipertenso, por exemplo, é importante que o paciente faça o tratamento corretamente e que também vá ao médico regulamente para fazer o acompanhamento da doença”.
Dentre os exames mais realizados para diagnosticar uma disfunção no coração, oferecidos no Hospital Regional de Sorriso, estão os de laboratório, raio-x, eletrocardiograma, entre outros.
Fotos: Assessoria de Imprensa HRS/INDSH
Assessoria de Imprensa
Carla Pianesso (66) 9985-0377
Aline Dessbesell (66) 9627-8704
Fone: (66) 3545-6100
Ramal 6159
No dia do Cardiologista, especialista do Hospital Regional de Sorriso dá dicas de como evitar doenças do coração
