O Hospital Regional de Sorriso tem diariamente uma média de 130 pacientes internados. E para fornecer alimentação adequada a estes pacientes,o Setor de Nutrição e Dietética (SND) atua 24 horas por dia. No total, são 35 colaboradores que se dividem diuturnamente. Só na cozinha do hospital, são 28 funcionários que se revezam em três turnos.
Por dia, são servidas cerca de 800 refeições aos pacientes da unidade de saúde, divididas em seis etapas. No período da manhã, por volta das 7 horas, é servido o café da manhã, mais tarde, às 9 horas é oferecido o lanche da manhã. O almoço é servido a partir das 11 h 30 min. No período da tarde é servido o lanche às 14 h 30 min e o jantar é servido às 17 h 30 min. À noite é servida a última refeição, a ceia, às 21 horas.
Conforme a coordenadora do Setor de Nutrição e Dietética, a nutricionista Fabiana Eidt, existe todo um trabalho para que as seis refeições servidas diariamente estejam equilibradas nutricionalmente e livres de contaminação. “Todos os nutrientes como carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e fibras precisam integrar a alimentação. Por isso, nosso cardápio é previamente planejado para que não falte nenhum nutriente aos nossos pacientes”.
Integrada ao setor existe também a nutrição enteral, que é a alimentação para fins especiais com nutrientes de composição definida para uso por sondas posicionadas no estômago ou intestino. No Hospital Regional de Sorriso, conforme prevê a vigilância sanitária do Estado e o Ministério da Saúde, são utilizadas fórmulas industrializadas especificas para cada paciente, considerando sua patologia de base. “Temos fórmulas prontas para pessoas com diabetes, pressão alta, doenças do fígado, doenças do pulmão, câncer, entre outras enfermidades”, comenta a nutricionista.
Por dia, cerca de 15 pacientes recebem este tipo de alimentação. Eles estão distribuídos em todas as alas do hospital, principalmente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas também na clínica médica, clínica cirúrgica (pós operatórios) e pronto socorro. “Existem pacientes que precisam da nutrição enteral continuamente. Nestes casos, antes do paciente receber alta, é realizada toda a orientação para a família de como devem ser preparadas e administradas as dietas, e os cuidados que se deve ter com o paciente.” explica a nutricionista.
Outro tipo de nutrição fornecida para casos específicos a pacientes que não podem receber alimentação via oral ou enteral - nas situações de grandes cirurgias onde o intestino precisa de repouso, é a Nutrição Parenteral. Este tipo de nutrição é infundido através de cateter e tem ação fundamental para manter o aporte de calorias do paciente. O Hospital Regional de Sorriso é o único do município que realiza este tipo de nutrição, que representa um alto custo.
Além de servir as seis refeições por dia aos pacientes, preparar a nutrição enteral, nutrição parenteral e dietas especiais nos casos de necessidade, os colaboradores do Hospital Regional de Sorriso também recebem alimentação na unidade. Por mês são oferecidas 17 mil refeições aos funcionários, divididas em: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e ceia.
Para atender a toda esta demanda de refeições, que totalizam quase 41 mil por mês, o Setor de Nutrição e Dietética realiza a cada três meses um planejamento para a compra de alimentos. São realizadas tomadas de preços com supermercados e casas de carnes do município.
Assessoria de Imprensa
Carla Pianesso (66) 9985-0377
Aline Dessbesell (66) 9627-8704
Fone: (66) 3545-6100
Ramal 6159
Mais de 40 mil refeições são servidas por mês no Hospital Regional de Sorriso.



