A cidade de Sorriso é reconhecida nacionalmente pela produção agrícola, mas o sol tão necessário para a germinação e desenvolvimento das plantas, pode ser também um vilão à pele daqueles que principalmente trabalham sobre ele.
No mês de combate ao câncer, o médico oncologista do Hospital Regional de Sorriso, administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) Dr. Pedro Fontes, destaca que o câncer de pele é o tipo mais comum entre os casos da doença no mundo, e Sorriso não foge a regra.
“A exposição excessiva ao sol, principalmente nos horários quando há a maior incidência de raios ultravioletas, das 10 horas às 15 horas, é extremamente prejudicial à saúde. E o mais preocupante, são poucas as pessoas que fazem uso diário do protetor solar”, comenta o oncologista.
Mas não é só em Sorriso que o câncer de pele chama a atenção pelo volume de registros. No Brasil, surgem todo ano 120 mil novos casos e apenas 30% dos brasileiros se protegem do sol.
Fotos: Assessoria de Imprensa HRS/INDSH
Assessoria de Imprensa
Carla Pianesso (66) 9985-0377
Aline Dessbesell (66) 9627-8704
Fone: (66) 3545-6100
Ramal 6159
Câncer de pele é o mais comum entre os tipos da doença em Sorriso

Outro tipo de câncer que tem aumentado entre os pacientes que procuram o ambulatório de oncologia no Hospital Regional de Sorriso é o da tireoide. O médico Dr. Pedro Fontes explica que este tipo de câncer é silencioso e indolente, mas ele aparece como um nódulo na glândula tireoide, que fica localizada na região anterior do pescoço. Para identificar, basta um exame de ultrassom no local indicado.
De uma maneira geral, nas mulheres o câncer de mama continua sendo o tipo mais comum e nos homens é o câncer de próstata.
Mas práticas saudáveis podem nos livrar de uma das doenças que mais mata no mundo. O oncologista do Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano e Social (INDSH), Dr. Pedro Fontes, recomenda algumas dicas simples que podem ajudar a nos deixar longe do câncer.
A primeira é evitar cigarro, álcool e derivados, depois vem a redução de ingestão de gordura e carnes vermelhas e, por fim, praticar exercícios físicos e viver feliz. “Este último é importante fator relacionado ao câncer de mama. Devemos viver felizes, longe do estresse do dia a dia e evitar a depressão”, recomenta Dr. Pedro Fontes.
Em muitos casos de câncer é possível alcançar a cura desde que o paciente faça o diagnóstico precoce. Por isso é importante a prevenção para os principais tipos de câncer que acometem a população como, por exemplo, câncer de mama e próstata.
Outra orientação do oncologista é sempre procurar um médico especialista em quaisquer suspeitas de câncer apresentando sintomas anormais. “Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer sobem para 90%”, finaliza o médico Dr. Pedro Fontes.